A Terra dos Verdes Eucaliptos

O meu lugar preferido, nos últimos dois anos, é a cidade onde moro (Recife me escolheu, mas eu escolhi Moreno).  Conheço essa cidadezinha há 15 anos, amo-a desde então. A Terra dos Verdes Eucaliptos já teve mais eucaliptos, é verdade – há 10 anos, passeando de madrugada, o cheiro era tão intenso que as ladeiras pareciam ter sido lavadas com desifetante de eucalipto. São muito boas lembranças, e diariamente tenho construído mais e mais recordações.

Então hoje apresento-lhes a minha cidade do coração:

Moreno

Moreno é uma cidade com cara de interior, mas que fica na Região Metropolitana de Recife. Distante apenas 28 Km da capital, é daquelas cidades que tem praça com coreto, igreja matriz imponente e uma grande área rural, com mata atlântica preservada.

Igreja Matriz

A cidade nasceu de uma vila de trabalhadores  ao redor de uma fábrica. A fábrica morreu, mas a vila persistiu, tornando-se cidade em 1920 e emancipando-se de Jaboatão dos Guararapes em 1928.

Casarão do Engenho Moreno

A cidade é um nicho ainda pouco explorado de natureza, com algumas opções de trilhas, o que atrai muitos eventos de motociclismo. Há 39 engenhos na cidade, alguns com construções seculares, a mais famosa é o Casarão do Engenho Moreno, onde Dom Pedro II se hospedou. Há ainda os prédios da Vila Operária, Estação Ferroviária, Mercado Público, Prefeitura, obras que identificam o período da industrialização na cidade, famosa por sua atividade têxtil.

Estação Ferroviária

Hoje, coincidentemente, é o dia da festa da padroeira, N. Sra. da Imaculada Conceição, e a cidade está em polvorosa, com parques de diversão, feirinhas, barraquinhas em frente à igreja, shows etc. Típica cidade de interior. Tem como não gostar disso?

P.s.: Não consegui identificar os autores das fotos aqui postadas. Caso alguém conheça o autor, por favor, avise-me para eu poder creditá-lo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s