Tudo que é líquido se desmancha no ar

Já repararam que não há mais profundidade? Não sei como e quando isso aconteceu, mas as pessoas não parecem mais ter objetivos, gana, inspiração, idealismo.  Há quanto tempo eu não conheço alguém interessante? Daquelas pessoas que têm sonhos e lutas? Há quanto tempo não conheço alguém de verdade? Das pessoas interessantes que conheci, posso afirmar que as conheço há uns bons dez anos. As pessoas se liquificaram ou as relações se tornaram líquidas?

No cotidiano, olho nos rostos das pessoas com quem convivo fora do lar e me pergunto: como elas vivem? Pelo que esperam? Como suportam? O peso do mundo parece-me tão insuportável, mas elas apenas vivem. Apenas se movimentam e fazem tudo sempre igual,  como a mulher do Chico.

Revolta-me tanta passividade, não consigo apreender essa forma de viver, nem sei se realmente compreendo qualquer forma de vida que seja, já que eu luto diariamente para continuar me movimentando.  Luto para ter algo em que acreditar, luto por mim e pelos outros.

Termino me afogando na liquidez das relações com que esbarro,  respiro com dificuldade em meio a essa multidão egocêntrica, perdida e flutuante num abismo sem profundidade.

Esse post foi publicado em Divagações. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Tudo que é líquido se desmancha no ar

  1. Marina disse:

    Ainda bem que posso dizer que conheci gente interessante nos últimos anos. Não é fácil, mas é o tipo de coisa que vale a pena sair procurando. Amizades assim duram uma eternidade.

    Beijos!

  2. Pingback: Pensar mais devagar | Novadoxa

  3. Nilton Santos disse:

    Eu só posso dizer que faço coro ao artigo. Infelizmente venho encontrando mais e mais seres humanos que simplesmente não existem, “penso, logo existo”, são autômatos, criados por um Hefesto maldoso, e destemperado. São seres programados para agir, e por mais duro que seja, para destruir os sonhos de quem é capaz de pensar diferente, ou melhor, de pensar e acreditar em algo.
    Fazem parte de um sistema corrupto, sem certo e errado, apenas necessário ou não. Não analisam o que é preciso para haver uma harmonia, louvam senhores obscuros como o dinheiro, e dogmatismos de uma religião pagã e altamente anti-humanistas.
    Não me decepciono mais, pois sei que é apenas um antí-clímax, o pior ainda há de vir. Chegará o dia em que isso se desenvolverá de tal maneira, que acompanhando a temática de Resident Evil, teremos o T Vírus, capaz de tornar todos os seres apenas em zumbis mal-trapilhos comedores de vida. Uma comparação interessante, altamente simples e profética. Tempos piores virão. Muitas esperanças serão destruídas.

Deixe um comentário

