SAEPE: o teste enigmático do governo de Pernambuco

Alguém me explica porque o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco) se julga no direito de avaliar alunos, professores e escolas, mas não nos dá o direito de também avaliá-lo?

Hoje à tarde tive que preencher um questionário interminável de questões sobre mim, minha prática, relacionamentos na escola etc. No final, como se já não fosse suficiente, eles colocaram quatro questões da prova que os alunos da oitava série estavam realizando. Pediam a resposta correta, os motivos que poderiam fazer com nosso aluno errasse e qual alternativa incorreta seria a mais escolhida por eles. Em outras palavras, era uma forma de nos testar também.

Pois bem, seria pedir demais o acesso a essa bendita prova enigmática na íntegra e o direito de colocar recurso numa questão mal elaborada? Os criadores do SAEPE são deuses que não cometem erros? Nem o ENEM se julga tão perfeito a ponto de esconder provas e negar o direito a recurso.

Fica aqui a minha indignação: a questão que solicitava a opinião do aluno era mal elaborada e passível de duas respostas corretas. Além disso,  o nível das questões é elevadíssimo. Sei que o estado diz buscar excelência na educação, mas citando novamente o ENEM, algumas questões da prova do SAEPE para a oitava série sobrepujam o nível do ENEM.

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação, Escola. Bookmark o link permanente.

2 respostas para SAEPE: o teste enigmático do governo de Pernambuco

  1. paulo henrique lacerda da silva disse:

    bom

  2. etiane disse:

    O professor acima consegue expressar com poucas palavras toda indignação dos professores do Estado de Pernambuco, em especial os de português e matemática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s